terça-feira, 21 de julho de 2015

"Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir". Amyr Klink


Tudo tem um começo, e geralmente é a parte mais difícil. Dar o primeiro passo, sair do estático, começar. Comigo não foi diferente. O desejo de viajar sempre esteve anexado na minha alma, por natureza, por força maior, nasci com essa vontade louca de conhecer o mundo, desbravar, de aprender, de desvendar, de me aventurar. Talvez isso deva ser predestinado a cada um de nós e só faltava ser despertado em mim. Só restava chegar o momento certo. Não sei dizer pontualmente quando, como e de onde surgiu esta ideia, ou melhor, como ela foi despertada. Lembro-me de estar no meio da faculdade, que também ajudou muito nisso, pois foi na faculdade que comecei a fazer minhas primeiras viagens exploratórias, saídas de campo, viagens de estudos, conhecendo primeiro, toda Santa Catarina e depois alguns Estados vizinhos. Além disso, conheci alguns colegas que fizeram intercambio. Estava solteiro há mais de dois anos. O Destino é inexorável. Foi então que vi nessa combinação de fatores uma oportunidade, e aquilo que estava “dormindo” dentro de mim despertou, percebi que aquele era o momento perfeito, que havia chegado a minha hora. As coisas estavam alinhadas e prontas para acontecer. Foi então que eu dei o primeiro passo. Me inscrevi para um programa de intercambio de um convenio entre a UDESC e a Universidade do Minho, em Portugal, concorrendo a uma bolsa disputada por 4 cursos. Biblioteconomia, Geografia, História e Pedagogia. Ingresso: IA – Índice de Aproveitamento. Não ganhei a bolsa, mas o destino já estava escrito. Não desisti desse sonho, já tinha dado o primeiro passo e agora estava disposto a ir até o final. Procurei o setor responsável da UDESC e me informei se poderia ir sem bolsa, se o convenio era válido e se a UDESC me ajudaria na matrícula e nas questões burocráticas da instituição. Fiz meu passaporte (Dicas de como fazer passaporte em: Passaporte), fui atrás do visto, das passagens, de uma moradia, de conhecidos, de dicas, já estava completamente envolvido naquilo. Fiz tudo sozinho. Foi então que eu parti.



"Pra quem tem o sonho de conhecer simplesmente o mundo! Sinta-se à vontade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário